Tipos de Pisada

Um tênis de corrida é feito para envolver o pé e protegê-lo do impacto, mas também para otimizar os resultados do atleta, que poderá correr por mais tempo e mais rápido, sem ter que se preocupar com eventuais ferimentos. Basicamente, um calçado de corrida é composto por uma parte externa, uma sola do meio e uma palmilha. A parte externa é a base do calçado, que fornece tração durante a corrida. A sola do meio garante amortecimento e estabilidade. Já a palmilha é geralmente feita de couro ou tecidos sintéticos e dá suporte ao pé.

Cada tênis de corrida é desenhado para um tipo específico de corredor. Quando for escolher um calçado, leve em conta a frequência do seu treinamento e o nível de performance. Um tênis deve ser confortável, de modo que não fique tmuito justo nos dedos. Se você corre muito, é interessante procurar por um tênis que ofereça o sistema de amortecimento GEL® no calcanhar e no peito do pé.

A pronação também tem grande peso em sua performance como corredor. A pronação é um movimento natural dos pés que auxilia no impacto de cada pisada.

TIPOS DE PISADA

Pronação: A pronação acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Desta forma, mais tensão é posta na estrutura do pé, o que pode desalinhar o tornozelo, os joelhos e os quadris. A pronação desperdiça energia, fazendo com que seu estilo de corrida seja ineficiente e aumentando o risco de dores na canela e articulações, ou até mesmo lesões, caso o atleta utilize o tipo de calçado errado.

Neutra: A pisada neutra é o tipo ideal de pisada, pois possui um nível equilibrado de pronação e supinação e cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio da pisada. O arco do pé tem altura média e o calcanhar permanece em posição vertical com relação ao solo. Um corredor “neutro” é geralmente mais biomecanicamente eficiente e o risco de lesões é menor.

Supinação: A supinação é o oposto da pronação e descreve uma situação em que o pé rola para o lado de fora. Neste caso, as forças durante o ciclo da pisada não são distribuídas igualmente pelo pé, que possui o arco alto e não tem sua mobilidade afetada. O peso do corpo do corredor fica nos dedos de fora, o que pode gerar lesões, principalmente nos joelhos, pés, e nas costas.


Tipos de Arqueamento

PLANO

Possui uma curvatura muito pequena e deixa uma faixa quase completa entre o peito do pé e o calcanhar. Os corredores que possuem pés planos – ou chatos – devem selecionar sapatos nas categorias Pronador a Pronador Severo.

NEUTRO

Deixa uma faixa normal ligando o peito do pé e o calcanhar, um pouco mais ampla do que o pé cavo, mas que ainda tem certa curvatura. Os corredores com pés neutros devem selecionar sapatos nas categorias Neutro a Pronador.

CAVO

Deixa uma marca com uma faixa estreita ligando o peito do pé e o calcanhar. Chamado de pé supinado ou subpronado, o corredor com esse tipo de curvatura deve selecionar um calçado nas categorias Supinador a Neutro.


escolha seu tipo

MAXIMUM SUPPORT

Os tênis desta categoria são mais rígidos e próprios para controlar a pronação excessiva (moderada a severa). Geralmente são tênis mais estruturados, muito duráveis e com solado mais plano para oferecer maior contato dos pés no solo, resultando melhor estabilidade e suporte.

TRAIL

Os tênis para corrida em trilha ou trecking são ideais para corredores que procuram um calçado específico para essas modalidades, pois oferecem melhor sistema de tração, aderência e durabilidade para os mais diferentes tipos de terrenos. Os tênis da categoria Trail dispõem de excelente conforto, amortecimento e tendem a ser mais resistentes e um pouco mais rígidos que os tênis convencionais de corrida, para melhor estabilidade e controle de movimento em superfícies irregulares.

Cushioning

Os produtos da categoria são indicados para corredores que precisam de máximo amortecimento e pouco suporte sobre o arco plantar. São tênis de corrida projetados para uma maior absorção de impacto, e para quem tem o arco do pé normal ou alto, geralmente apresentando uma pisada neutra, supinada ou até leve pronada.

STRUCTURED CUSHIONING

Os produtos da categoria StructuredCushioning são projetados para corredores que apresentam movimentos de pronação de grau leve a moderado e geralmente possuem pés com arco baixo, mais conhecidos como pé chato. Os calçados dessa linha oferecem um suporte interno medial mais rígido e uma boa combinação de amortecimento na entressola, que auxiliam no melhor controle do movimento de rotação dos pés pronados quando estes tocam no solo.