Foot ID

Para melhorar seu desempenho nas corridas, é necessário entender melhor a biomecânica do seu corpo. Para isso, desenvolvemos o ASICS Foot ID, que avalia qual é o melhor tênis para você, baseando-se nas dimensões de seu pé e em seu grau de pronação.

BIOMECÂNICA

A Biomecânica é o estudo das ciências naturais que analisa a física dos sistemas biológicos, examinando, entre outros, os efeitos das forças mecânicas sobre o corpo humano em movimento.

Na corrida, a Biomecânica analisa o movimento do corpo e dos pés durante 1 passada em diferentes circunstâncias como andando, correndo ou mesmo parado. A partir desses estudos é que identificamos o tênis que melhor atende as necessidades de um corredor.

A ASICS desenvolve uma variedade de calçados esportivos projetados para complementar os bens mecânicos que a natureza nos deu. Para entender a Biomecânica da corrida e as tecnologias que empregamos, é necessário, primeiramente, entender algo sobre nosso mecanismo físico na corrida.

O CICLO DA PISADA

Uma análise de técnicas de pisada na corrida mostra que o pé faz contato com o chão em três fases: Fases de Contato, Apoio e Propulsão.

Fase de contato: É a fase da pisada em que o calcanhar é a primeira parte dos pés a tocar o chão. A força de impacto gerada nessa fase chega até 5 vezes mais em relação ao peso corporal do atleta, energia que é transmitida diretamente para articulações, tendões, músculos e ossos. Por essa razão, forças extremas devem ser absorvidas nesse ponto do ciclo da pisada.

Fase de apoio: Esta fase ocorre quando o pé está em pleno contato com o chão, retomando o peso normal do atleta. É no momento da fase de apoio que se dá a transição da pisada que irá identificar se o corredor tem a pisada Pronada ou Neutra Supinada.

Fase de propulsão: Esta é a fase final do ciclo da pisada, em que o calcanhar se ergue, ocasionando uma propagação dos músculos que distribuem a energia em toda a ponta do pé, para que, então, o corpo seja impulsionado para frente.